AVE MARIA, GRATIA PLENA

 

                        

 

Novamente eis que insistem em trocar a denominação de um logradouro público.

No caso, uma denominação popular, referência que permaneceu como hábito há mais de século e, se permaneceu, deve ser respeitado como tal, ou melhor sintetizado pela expressão latina: ” Vox Populi vox Dei”, que significa “a voz do povo é a voz de Deus”.

Embora não seja fluente em latim, recebi algumas noções preliminares e rudimentares no início do curso de bacharelado de Direito. Há palavras que, às vezes, ouso utilizar como reforço de expressão.  Mesmo não tendo a pretensão de sugerir ares de erudição, arrisco-me e atrevo-me a utilizar desta língua, ainda viva em nosso idioma português, em sua rica e curiosa etimologia.

No caso, a palavra “Rosário” tem um significado muito amplo e curioso.

A palavra derivada do arcaico Latim significa rosas, que são oferecidas a Nossa Senhora Maria, mãe de Jesus, através do terço rezado, relaciona-se com eventos da vida de Cristo, na forma de mistérios, divididos em: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos.

Volto ao assunto, a troca de nomes de uma Praça. Não me furto de pensar sobre a nova denominação.

Tento não arranhar o mérito dos envolvidos, em última instância, a revitalização. O embelezamento de parques e praças da cidade segue na linha adotada já no início da atual gestão. 

Nesse local, segundo a tradição oral, às margens do ribeirão “Feijão Cru”, teve início o povoamento da cidade. Cito Oswald de Andrade: ”A gente sempre fala o que ouve nunca o que houve”.

Nesse local, marco zero, foi construída a igreja em homenagem à padroeira N. Sra. Do Rosário, desde então, assim tem sido denominada até que foi resolvido que o nome devia ser alterado. A Praça do Rosário passa a se chamar Monsenhor Chamel.

Não se trata aqui de discriminar o religioso, nem desmerecê-lo, ele guarda todos os méritos de sua caminhada dedicada à igreja, aqui neste chão onde tudo começou.

A execução de estátua de corpo inteiro, de qualidade artística, de grande semelhança com o retratado, e sua colocação defronte à igreja do Rosário é homenagem justa e merecida por aquele que dedicou sua vida à pregação do evangelho de Jesus Cristo e a outras causas.

É sabido que a nova denominação dificilmente será incorporada e utilizada pela população.

É fato que a denominação Praça do Rosário já está enraizada no hábito popular. A bela e simpática palavra Rosário, derivada de rosas, tem um profundo conteúdo simbólico, exala peculiar perfume em sua essência espiritual, transcende e conduz à evocação de raízes originais e ancestrais.

Sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum. amen.



Comentários

Postagens mais Visitadas