UMA BOA DOSE DE REFLEXÃO E ALGUNS TONS DE LIBERDADE






UMA BOA DOSE DE REFLEXÃO E ALGUNS TONS DE LIBERDADE
                                                                                                               Um lugar ao sol

Todos nós sempre procuramos agir em coerência com nossas convicções, guiados por valores íntimos, morais ou imorais, irracionais ou sensoriais.

Às vezes, tropeçamos. Num dia destes ocorreu uma situação que poderia passar batida. Uma besteira me escapuliu dos lábios, uma palavra fora do contexto. Acredito ter causado certo constrangimento em meus interlocutores. Uma situação insignificante ,não fosse o fato do  sentimento  de desconforto que me abateu , provocando em mim valores  além de minha  compreensão e respeito ao outro.Mas somos humanos, por mais que sejamos criados à imagem e semelhança de Deus e por mais que  nos esforcemos em acertar, erramos. É humano, como humano é corrigir o erro.  O que nos diferencia de outros seres é a capacidade de avaliação e reflexão conosco mesmos, num eterno aprimoramento das relações humanas. 

Com essa narrativa, sucedeu-me voltar o olhar para aqueles que nasceram especiais.
Voltei-me para o seu mundo, seus anseios, limites, conflitos, frustrações e conquistas.

Não obstante qualquer empáfia e egocentrismo, procurei lançar um olhar despido de preconceito ou qualquer rótulo, numa observação minuciosa, receptivo ao aprendizado. Afinal, são tantos os ensinamentos sobre a vida!
Inspirado por uma atitude impensada, me vem a ideia de um pequeno registro, uma leitura, ainda que incompleta, deste universo de aparente expressão caótica, conflitante com  tantos de nossos condicionamentos sociais.

Na busca de referências, a desconstrução construída na parafernália de sons e cores aleatórios. A  experimentação  é marcada pelo referencial: é Natal!
É o tempo em que, tentando romper os limites impostos pela primária condição, a espiritualidade nos conduz ao encantamento. E as leituras sensoriais surpreendem,  imagens do inconsciente , fruto de expressão artística traduzidas em notas , tons, ritmos , cores e traços.

Então os sinos de Natal badalando, celebrando o nascimento, nos lembram  os prováveis verdadeiros  valores desta vida: a dignidade,  a tolerância, o respeito,  a generosidade , a gratidão ,  a igualdade e a fraternidade.
Na nossa condição de humanos, somos especiais para o mundo. E o mundo é especial para nós, do nosso jeito e do melhor jeito ao nos inserirmos em seu conteúdo.
Assim, sem excessos, vamos caminhando, acertando, errando, reparando...  Quem sabe tudo pode dar certo. A única  certeza que temos é a incerteza da vida.


O mundo pode ser maravilhoso quando alguns tons podem ser dados à liberdade.

Elias Abrahim Neto


 

Comentários

Postagens mais Visitadas