Decanos do Ofício

      





 OS DECANOS MESTRES DO OFÍCIO

Elias Abrahim Neto

      Nem sempre em casa de ferreiro o espeto é de pau.
     Eles são pessoas do povo, gente que em seu dia a dia engrandece com sua peculiar singularidade nossa história no competente e prazeroso exercício de seus ofícios, em que são mestres.
    Este documentário é uma homenagem. Quem são, o que fazem, o que têm pra contar, sem a sofisticação da vida moderna, eis o perfil de alguns prestadores de serviços que são.Muita sabedoria, algumas pérolas, estão nestes depoimentos, fruto dessas suas experiências, que não vêm de livros ou de academias, mas sim de anos a fio, com suas ferramentas, auxiliados pelas mãos delicadas ou calejadas tantas vezes.
     Sem querer cometer injustiças, a escolha foi quase aleatória, pois existem muitos anônimos que merecem nossa homenagem. Num primeiro instante, ocorreram estes nomes.
    Posteriormente, quem sabe, serão acrescidos outros nomes, ou talvez, este seja o início de outra série, que enfocará outros aspectos humanos e sociais de nossa comunidade.

Parte 1

Entrevista com Gedeão


Parte 2

Entrevistas com Luisinho,Helinho e Valdete - Barbeiros



Parte 3

Entrevistas com Dário - Sapateiro e Zacarias - Açougueiro



Parte 4

Entrevista com Tintino - Relojoeiro e Zé Bilisa - Eletrônico de Rádio e TV



Parte 5

Entrevista com Adilson - Latoeiro  e Expedito - Mecânico de Bicicletas




Parte 6

Entrevista com Juquita - Capoteiro




Parte 7

Entrevista com Andrade - Fotógrafo



Parte 8


Entrevista com Zé Gouveia - Protético








OBSERVAÇÕES

Em certos trechos, a qualidade do vídeo e do áudio encontra-se comprometida por razões  diversas,tornando-se, às vezes, inaudível ou inteligível.Como,por exemplo,Gedeão, dragões do pé da escadaria em pinho de riga do Colégio Santa Terezinha,  de talha “atribuída” a Buena Flor.
Expedito, o Dito, sobre o Funchal que ressuscitou e que talvez sofresse de catalepsia ,notar que não se trata do artista múltiplo Funchal Garcia.
O retratista Jarbas,que"fotografava"por telefone,delivery instantâneo, consultava seus arquivos rejeitados de recortes 3x4 conforme a cor da cútis, anedotário local do século passado.
Quem morre num acidente aéreo é Buddy Holly,um dos pioneiros do rock roll,e não Elvis Presley.
Dois dos barbeiros que aparecem no vídeo aprenderam  a profissão na barbearia do Oldemar Montenári, localizada atrás da extinta casa de comércio de Raphael Domingues, à praça General Osório.
O leopoldinense Zequinha, ex-jogador do Ribeiro Junqueira e do Botafogo, vestiu a camisa 7 do mítico  Garrincha , tendo sido convocado para jogar na seleção brasileira.


Comentários

Postagens mais Visitadas