ENSAIO SOBRE TEXTURAS URBANAS

ENSAIO  SOBRE TEXTURAS URBANAS

“The medium is the message”Marshall Mc Luhan



    Na retina do observador  , em seu peculiar ponto de vista, a rua oferece um menu diversificado na captação de imagens recolhidas ao acaso, orientada pela sensibilidade e percepção visual.

      Na paisagem urbana, a ação de agentes naturais interfere no visual original dos elementos, modificando detalhes e texturas, entre madeiras, pedras, tijolos, latas, vidros e plásticos como elementos, numa contação ininterrupta de suas histórias: um prego ou um parafuso; um furo ou trincado; um rasgado; a ferrugem ou o lodo escorregadio que se expande, cobrindo cores, ideogramas , algarismos ,letras e signos grafados a esmo , sugerindo à imaginação devaneios subconscientes.

     Essa desconstrução figurativa, em seu ritmo espontâneo e atemporal, leva a uma abstração acidental e plástica, quase conceitual, sugerindo ao olhar observador um estímulo aos sentidos.

     O objeto original com suas formas e cores são mensagens intrínsecas da imagem, oriundas de manifestações espontâneas, grafitadas, marketing ingênuo e popular.

     Enfim é a ação do tempo impactando os diversos materiais e interagindo num significante metamorfismo, degeneração indefinida e ininterrupta.

     Em alguns quadros da sequência é possível notar a obra praticamente concluída, mas em uma constante evolução, em suas alterações contínuas, motivadas pelos elementos naturais da ação, evidentemente com o corte do enquadramento, fruto de observação do universo urbano, onde o tempo é o protagonista.






Elias Abrahim Neto 




 


*Belíssima peça musical, com influência de raízes, composta pelo mineiro Marcus Viana, violinista e tecladista. 

Comentários

Postagens mais Visitadas