FOLIA DE REIS DOS COLODINOS- 60 ANOS




Folia de Reis é uma festa católica que celebra os Três Reis Magos. No final de dezembro, precisamente 25 de dezembro, data do nascimento de Jesus Cristo, o grupo começa a visitação as casas, que se estende até o dia de Reis,06 de janeiro, e, é composto por músicos tocando instrumentos como tambores, triângulos, viola, acordeão ou sanfona como é conhecida, além da tradicional viola caipira. Além dos músicos, instrumentistas e cantores,  todos sob a liderança do Mestre da Folia  seguem com respeito a bandeira, que é confeccionada em tecido e tem a estampa dos Reis Magos, tem a figura do palhaço que tem suas obrigações e proibições, como não entrar na Igreja, não dançar diante da bandeira, mas sua principal função é protegê-la.

Foto Elias Abrahim Neto - 1985
A Folia de Reis dos Colodinos, foi fundada em 1955, após a cisão da folia da Serra dos Barbosa. Tinha como capitão Juca de Moraes, conhecido como Juca Colodino e era formada por seus familiares, compadres e amigos. Seu atual capitão, responsável pela guarda da Bandeira é o filho de Juca Colodino, Geraldo Moraes. Colodino é a corruptela de Claudino.


Foto Elias Abrahim Neto- 1985


Acervo Almanaque do Arrebol

Versos e cantigas da Folia dos Colodinos,  cujas raízes são de origem popular transmitidas oralmente como: Calix Bento e outras de própria autoria do grupo.



 Foto: Elias Abrahim Neto











Encerramento das comemorações de Reis
na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

 Foto: Elias Abrahim Neto

A folia em visita a uma residência
 no B. São Cristóvão.
Foto: Elias Abrahim Neto

Geraldo Moraes - Capitão da Folia
 Foto: Elias Abrahim Neto

Comentários

Postagens mais Visitadas